terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Yes we can! Oops.. We touch!


Domingo passado, assisti uma matéria no Fantástico que mostrou o restaurante Inamo, situado em Londres, que utiliza uma mesa com um dispositivo “sensível ao toque” para possibilitar a navegação. Enquanto espera-se o pedido ficar pronto, é possível passar o tempo jogando ou pesquisando o cinema mais próximo por exemplo.

Como era de se esperar, a matéria foi bem superficial, com uma conotação mais turística do que tecnológica e não contou ao menos a tecnologia usada. Resolvi aproveitar a falha e escrever um post sobre a Microsoft Surface, mesa multi-touch, que já está sendo utilizada em lojas, restaurantes, bares, escolas e empresas.

Entrei no site do restaurante e descobri que ele usa um sistema próprio chamado E-Table. Olhe como funciona:


Achei muito bacana, mas também muito específico. A Microsoft Surface oferece um leque muito maior de possibilidades.

Mas enfim, são 00:34 hrs e meu post acaba de ser destruído pelo nosso glorioso colaborador Piedade, que após ser questionado sobre o funcionamento do tal projetor + touch panel, utilizado na E-Table, me deu a seguinte explicação:

"Rubens: ok... mas eu ponho o dedo em cima do botão ou controlo só pela bolinha?

Leo: por sobreposicao o pc sabe se tu apertou o botao

Rubens: pra que que a bolinha existe então?

Leo: cara.. vamos denovo
cara é um panel..
ele provavelmente é em formato de uma bola
mas poderia ser quadrado, blz ?

Rubens: ok

Leo: no meio da bolinha eu posso fazer aparecer um ursinho ?
pode ser ?

Rubens: ok

Leo: ai tu aperta na cara do ursinho e nada acontece, ok ?
ai depois eu faço aparecer um leãozinho.. kkkkkkkk
ai o garçon.. vem com a cabeça de um macaco frita
dizendo que foi o que tu pediu
sacou agora?"

Depois dessa conversa não consigo parar de rir. Mal consegui reproduzí-la aqui. Prometo que escreverei um post com mais detalhes sobre a Microsoft Surface em momento mais oportuno.

Para mais informações sobre a E-Table clique aqui.

Para mais informações sobre a Microsoft Surface clique aqui.

E assista a um vídeo aqui.

2 comentários:

  1. Imagina quando aparece um cliente mais animado é pede pra juntar as mesas!! Ai eu quero ver como é que vai ser.. hahahahaha

    Dá próxima vez tentar terminar o post ao invés de ficar rindo...

    ResponderExcluir
  2. Me dá um desconto, meus posts são espontâneos... É que não tenho Twitter! hehehe

    ResponderExcluir