sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E o Java, parou?

O Brasil tem uma das maiores comunidades Java do mundo. Uma parte desses desenvolvedores são realmente muito bons no que fazem e a plataforma Java, obviamente, dá suporte para isso. Porém, ao se falar em Java perto dos amantes de outros “times”, logo se iniciam as longas discussões fervorosas, quase que “religiosas”, sobre o assunto. Em geral, surgem os mesmos argumentos contrários à plataforma: “Java serve apenas para Web”, “Java é lento demais”, “No Java tudo é mais complicado”, “Para que tantos padrões para fazer uma simples tela de cadastro?”.

Bom, não vou entrar nessa discussão. Não é esse o objetivo do post. Mas uma coisa é verdade e infelizmente tenho que admitir: o Java deu uma “esfriada”. Não que as pessoas pararam de utilizá-lo, mas sim que não está fazendo parte das inovações que estão vindo por ai. Em contrapartida, a Microsoft está lançando o .Net Framework 4.0 e toda uma linha de produtos para apoiar sua iniciativa de Cloud Computing e outras linguagens como Ruby e Python certamente ganharam seu espaço nesses últimos anos.

E o Java? O último lançamento oficial foi o Java 6 que, sinceramente, não trouxe muitas alterações relevantes para a plataforma. Porém, está previsto para o segundo semestre de 2010 a JDK 7 com várias modificações importantes, algumas delas:
  1. Suporte da JVM a múltiplas linguagens;
  2. Um novo Garbage Collector;
  3. NIO 2;
  4. Modificações na sintaxe da Java como a inclusão do Multi-Catch;
  5. Closures;

Pelos itens citados acima, será que podemos acreditar em ganho de performance, otimização do gerenciamento de memória, um I/O realmente robusto e uma liberdade de linguagens? Para os seguidores de Java, o que resta é ter esperança e continuar contribuindo para que isso aconteça.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário