quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Termos que se repetem - DSL


É engraçado como alguns nomes e termos se repetem em computação e, o mais engraçado ainda, são as conversas de profissionais das diferentes áreas da TI. Imagine uma conversa de um Arquiteto de Soluções, um Especialista de Telecom e um Analista de Suporte, durante a conversa, sem o contexto necessário, alguém cita a sigla DSL. O que será que vem no primeiro momento na cabeça de cada um? Temos as seguintes opções:

  1. Domain Specific Language: É uma linguagem que tem um foco em um domínio específico, diferente de linguagens de propósito geral, como o Java, elas buscam facilitar o desenvolvimento de algum aspecto no sistema. Alguns dos exemplos mais comuns são: SQL, CSS.

  2. Digital Subscriber Line: É um conjunto de tecnologias baseadas na rede de telefonia convencional para transmissão digital de dados em uma faixa diferente da voz.

  3. Definitive Software Library: Definido dentro do ITIL como uma biblioteca para o armazenamento das versões definitivas e autorizadas de todos os itens de configuração. Foi substituído pelo termo DML (Definitive Media Library) no ITIL V3.
Provavelmente, se você está familiarizado com o termo, deve ter pensado em alguma dessas coisas, ou será que você pensou em algo bem diferente como “Dynamic Silverlight”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário