segunda-feira, 28 de setembro de 2020

O jeito Warren Buffett de investir

 

Eu não trabalho na área de investimentos financeiros, mas é um tema que sempre chamou a minha atenção, por isso é uma das minhas opções favoritas de leitura. Esse mês li "O Jeito Warren Buffett de Investir" de Robert G. Hagstrom. O autor que é um estrategista da área de investimentos, reuniu nesse livro várias ações e declarações de Mr. Buffett através de entrevistas, cartas aos investidores e outras fontes para tentar decifrar quais são as estratégias usadas, como funciona seu processo de decisão e qual é a lógica para a gestão do seu portfólio de investimentos. 

Provavelmente Warren Edward Buffett é o investidor mais popular da atualidade, depois de mais de 60 anos investindo, conseguiu um sucesso excepcional acima dos índices do mercado americano, seu nome está listado entre os 10 homens mais ricos do mundo. Recentemente (agosto/2020), completou seus 90 anos de idade e apesar da idade continua trabalhando ativamente e suas opiniões são capazes de afetar mercados. Buffett administra seus investimentos através de uma holding, a Berkshire Hathaway

O livro não é uma biografia, mas detalha como foi a formação de Buffett e seus primeiros passos na área de investimentos, nele fica claro como os investidores Philip Fisher e Benjamin Graham foram grandes professores em sua vida. Algo muito importante também é mostrado sobre a trajetória de Buffett, por exemplo, como ele encontrou o sócio e grande influenciador de suas decisões, Charlie Munger

O livro decodifica a sua estratégia em 12 princípios (que na verdade são em sua maioria perguntas!):

  1. O negócio é simples e compreensível?

  2. O negócio tem um histórico consistente de operações?

  3. O negócio tem uma perspectiva favorável a longo prazo?

  4. A gestão é racional?

  5. A gestão é transparente para com os acionistas?

  6. A gestão resiste ao imperativo institucional?

  7. Foque no retorno sobre o patrimônio líquido, não no lucro por ação.

  8. Calcule os "lucros do proprietário".

  9. Busque companhias com altas margens de lucro.

  10. Para cada dólar retido, certifique-se de que a companhia tenha criado pelo menos um dólar de valor de mercado.

  11. Qual o valor do negócio?

  12. O negócio pode ser comprado com um desconto significativo em relação ao seu valor?

O livro tenta entender como funciona o seu processo decisório, mostrando os números que levaram Buffett a investir nessas empresas:

  • Washington Post

  • GEICO

  • Capital Cities

  • Coca-Cola

  • General Dynamics

  • Wells Fargo

  • American Express

  • IBM

  • H. J. Heinz

Sabe aquele mantra que você sempre escutou?
- Você deve diversificar seus investimentos!
- Não pode colocar todos os ovos na mesma cesta!

Buffett segue a filosofia do investimento com foco, ou seja, concentrar seus investimentos em companhias com a mais alta probabilidade de obter desempenho acima da média. É como se Buffett estivesse dizendo, que se você está diversificando é porque não sabe escolher bem seus investimentos, você faz isso pois não está seguro sobre os riscos, ao final a diversificação acaba por diluir seus rendimentos.

Eu acompanho muito o mercado e as empresas do segmento de tecnologia, e hoje claramente são as empresas que possuem o maior potencial de crescimento, chamado por alguns como crescimento exponencial, mas Buffett sempre foi muito conservador a respeito dessas empresas, há declarações nas quais ele diz não investir porque simplesmente não entende como o segmento funciona, não sabe como calcular os riscos de mercado, mas com um pouco mais de atenção podemos citar pelos menos duas grandes exceções a essa regra: IBM e mais recentemente a Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário