quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O fardo da produtividade

 

Você se preocupa com a sua produtividade? Ou talvez a pergunta seja, você se preocupa com as coisas que deveria estar fazendo mas nunca faz? A vida moderna, ou a maneira que a geração atual conduz a própria vida, envolve uma lista de atividades que deveríamos executar, mas que na minha opinião tal lista está próxima do impossível, se você não concorda, vamos ver uma rápida e incompleta lista:

Saúde

Casa e Família

Trabalho e Financeiro

Interesses Pessoais

Alimentação Saudável

Tempo de qualidade com os filhos

Executar seu trabalho

Estudar

Exercícios físicos 

Relacionamento

Preparação para o próximo cargo

Ler mais

Exames de rotina

"Arrumar" a casa

Ter a própria empresa?

Falar outro idioma

Qualidade do sono


Desenvolver uma renda passiva

Ter um hobby?

Meditação?


Investir melhor




Você cumpre todas essas atividades? Você provavelmente possui uma lista de atividades e "bons hábitos" que sempre quis colocar em práticas, mas a gestão de tempo ou a procrastinação nunca deixaram, não é?


A sociedade atual desenvolveu uma cultura onde devemos buscar a "nossa melhor versão", devemos "melhorar 1% a cada dia", na crença que só assim vamos encontrar sucesso e, com ele, a felicidade e quem sabe uma vida plena. É isso que prometem os gurus (termo antigo, podemos atualizar para mentores, life coaches,  digital influencers). Assim como você, eu também consumo muito conteúdo sobre produtividade e técnicas para organizar a vida, mas o que vejo nessa busca pelo equilíbrio é uma vida desequilibrada, parece contraditório? Perceba aqueles 5% das pessoas que realmente praticam exercícios físicos e conseguiram ótimos resultados, quais as privações eles carregam: menos tempo com a família, menos foco no trabalho, um resultado financeiro mediano, uma dieta que restringe seu convívio social. Existe um pequeno grupo onde o seu estilo de "vida saudável" é também o seu trabalho, sua fonte de renda e seu hobby. 


Você conhece de perto um empreendedor de sucesso? Já notou como ao iniciar a própria empresa, como os donos trabalham muito mais do que o esperado e por anos a empresa é o seu "próprio mundo", respirando a empresa 24 horas por dia. Depois de algum tempo assim, a saúde e a família começam a cobrar esse desequilíbrio. Aqui também existe um pequeno grupo de pessoas que souberam criar empresas sólidas, que possuem uma boa gestão, empresa que conseguem caminhar sem seus sócios, esse grupo pode realmente aproveitar do seu sucesso, mas provavelmente esse mesmo sucesso lhes trará a confiança suficiente para se aventurar em novos negócios, que sem uma atenção redobrada irá manter sua vida em desequilíbrio contínuo. 


Se o que você leu até aqui e tudo lhe pareceu distante, tente algo simples como montar seu calendário semanal (week schedule), tente reservar tempo para todas as coisas que você acredita que são importantes e/ou necessárias. Siga por 4 semanas e seja sincero sobre qual aspecto da sua vida desequilibra os outros. 


Aqui não há conclusões, apenas uma reflexão sobre o quanto é realmente possível ter uma vida produtiva e feliz como estão descritas nos livros na seção de auto-ajuda (às vezes estão camuflados na seção de negócios). O quanto são vidas de sucesso e equilibradas as que vemos nas timelines através das belas fotos dos influenciadores em redes sociais. Enquanto não temos respostas ou para aqueles que seguem cegamente esse mantra da vida moderna perfeita, eu só posso sugerir a ferramenta mais avançada que conheço: papel, caneta e uma boa lista de tarefas. Abençoado seja o checklist.