sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Breves considerações sobre a Nuvem

Muito se fala a respeito de Cloud Computing (computação na nuvem) atualmente, mas também muito se confunde. Para dar uma ajuda, o Gartner Group elegeu cinco critérios que definem o modelo de computação na nuvem. São eles:

1 - Baseado em serviço

2 - Escalável e elástico

3 - Compartilhado

4 - Medido por uso

5 -
Web based

Confusões a parte, em rodas de conversa sobre este tema, sempre existem os mais pessimistas que prontamente dizem, "empresas que possuem dados confidenciais ou estratégicos jamais aceitariam enviá-los para a nuvem". Será que essas pessoas imaginam a Coca Cola colocando sua receita secreta na nuvem? Ha! Na verdade o que alegam é que uma empresa não estaria em uma posição confortável sabendo que os dados de sua carteira de clientes assim como o perfil de cada um deles estão sob custódia de outra empresa por exemplo. Realmente não estariam, dado os modelos mentais "pré-nuvem".

Pessoas que pensam assim, se esquecem que quando surgiram os bancos, os primeiros correntistas quase pararam no manicômio por confiar a terceiros seu dinheiro (O cofre escondido atrás do quadro é uma opção infinitamente melhor, não é mesmo?). Outra situação similar aconteceu com os primeiros usuários a realizarem compras online.

E a
bolha vai bem?

Um comentário:

  1. A questão da segurança é um fator que deve ser considerado, mas é um problema não apenas da "Nuvem", e sim de qualquer relação na prestação de serviços onde os terceiros tem acesso a dados sigilosos. A escolha da utilização de serviços na nuvem deve se basear em outros fatores, tais como: gestão operacional, custos e qualidade de serviços.

    ResponderExcluir