sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Breves considerações sobre a Nuvem

Muito se fala a respeito de Cloud Computing (computação na nuvem) atualmente, mas também muito se confunde. Para dar uma ajuda, o Gartner Group elegeu cinco critérios que definem o modelo de computação na nuvem. São eles:

1 - Baseado em serviço

2 - Escalável e elástico

3 - Compartilhado

4 - Medido por uso

5 -
Web based

Confusões a parte, em rodas de conversa sobre este tema, sempre existem os mais pessimistas que prontamente dizem, "empresas que possuem dados confidenciais ou estratégicos jamais aceitariam enviá-los para a nuvem". Será que essas pessoas imaginam a Coca Cola colocando sua receita secreta na nuvem? Ha! Na verdade o que alegam é que uma empresa não estaria em uma posição confortável sabendo que os dados de sua carteira de clientes assim como o perfil de cada um deles estão sob custódia de outra empresa por exemplo. Realmente não estariam, dado os modelos mentais "pré-nuvem".

Pessoas que pensam assim, se esquecem que quando surgiram os bancos, os primeiros correntistas quase pararam no manicômio por confiar a terceiros seu dinheiro (O cofre escondido atrás do quadro é uma opção infinitamente melhor, não é mesmo?). Outra situação similar aconteceu com os primeiros usuários a realizarem compras online.

E a
bolha vai bem?

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Microsoft Office 2010 beta disponível para downloads

Semana passada foi anunciado no PDC09, conferência para profissionais de TI que aconteceu em Los Angeles (EUA), que a versão beta do Microsoft Office 2010 foi liberada para o público testar.
Final de semana passado fui para um rancho e após aquele almoço típico de domingo, resolvi deitar debaixo de uma mangueira para tirar uma soneca. A sombra estava muito agradável, a vista também, mas nunca dei tanto valor a minha cama e ao meu sofá como quando de meu regresso ao lar doce lar. Resumo de minha soneca debaixo da mangueira: ombro e coluna doloridos. A analogia entre o conforto proporcionado pela minha cama e pelo meu sofá e as novidades do Office 2010 beta me vieram de "bate-pronto". A diferença é que a Microsoft levou o meu sofá e a minha cama para debaixo da mangueira!!

Testei alguns temas do SmartArt para criar um esquema de workflow e o resultado foi muito profissional e, o melhor, indolor. Testei também os novos recursos do Excel para análise de dados e visualização que realmente permitem que você gaste mais tempo analisando os dados do que formatando-os. Existe ainda o PowerPoint broadcast que possibilita a apresentação de seus slides para uma audiência remota, independente de possuírem o PowerPoint instalado ou não. Aliás, a integração de toda suíte com a web está tremenda.

Confira os 10 principais benefícios do Office 2010 beta aqui:
http://www.microsoft.com/office/2010/en/whats-new/default.aspx

Aproveite e faça o download em:

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Gordon the gopher


A Google lançou sua própria linguagem de programação chamada Go. Afirma que a linguagem é experimental e que combina desempenho e segurança se valendo dos benefícios associados de se usar uma linguagem compilada como o C++ com a velocidade de uma linguagem dinâmica como o Phyton.
Quem me contou sobre a novidade foi um amigo, e o ponto alto de nossa discussão sobre o lançamento foi a escolha do mascote Gordon por parte da Google. Não sabíamos o que era o bichinho e começamos a levantar algumas possibilidades, tais como: toupeira, esquilo, castor, híbrido de coelho e ornitorrinco... Mas o destaque ficou para a definição de que Gordon é um gremlin. Coisa que faz todo o sentido, pela facilidade que a empresa tem em atingir massa crítica, quando em contato com a água o bichinho se multiplicará. Experimente molhar o Gordon para ver o que acontece!
Para mais detalhes entre em: http://www.golang.org/

Arquivos Office na nuvem?

Após fazer algumas atualizações no Windows 7 me deparei com uma agradável surpresa. Por acaso havia baixado um plugin para o Microsoft Office Live Workspace que permite que você armazene, compartilhe e edite arquivos da suite Office na web. Além disso é possível setar permissões para as pessoas com as quais você deseja compartilhar determinado arquivo, escolhendo quem pode editar e quem pode apenas visualizar o mesmo.

O melhor de tudo? O serviço é grátis, basta se cadastrar em:
http://workspace.office.live.com/

domingo, 8 de novembro de 2009

Caim - José Saramago

Recentemente tive o prazer de ler o livro "Caim", último lançamento de José Saramago. O livro conta o drama de Caim que, após ter matado o irmão Abel, foi condenado a caminhar errante pelo mundo. Após este funesto acordão com o Senhor, Caim passa a ser coadjuvante e protagonista das mais interessantes passagens bíblicas permitido por repentino talento de viajar no tempo - talento este que Saramago chama de viajar entre "diferentes presentes".

Uma passagem interessante se dá quando Caim salva o filho de Abraão do sacrifício que havia sido imposto pelo Senhor. No momento em que pai e filho descem do monte onde aconteceria abominável tragédia, o filho indaga ao pai se Deus seria capaz de sacrificar também seu filho por determinações superiores e eis que Abraão lhe responde "o tempo dirá".

Leitura expressamente recomendada para aqueles que mesmo após a inquisição norteiam suas vidas em livro tão recheado de escandalosas contravenções ao código de conduta humana.

Primeiro Post

Já faz um tempo que queria criar um blog para compartilhar, nem que seja apenas com o Google, meus anseios e descobertas.

O nome do blog teve como inspiração o livro secreto dos militares chamado "Orvil", que é a palavra livro escrita ao contrário. O livro foi escrito em resposta ao "Brasil nunca mais" que dentre outras coisas, denunciava os métodos de tortura e demais barbáries cometidas pelo exército na época da ditadura. Tomei conhecimento do livro secreto por intermédio de meu primo e, de todo seu conteúdo, o que me chamou a atenção foi a simplicidade e "enigmatismo" de seu título (como o livro em si é um relatório tendencioso de extrema direita não há muita coisa bacana além disso).

Enfim, o título do blog foi inspirado subitamente por essa prática de inverter as palavras - Osseva Golb, Blog Avesso - Eureca!