É engraçado como em computação as pessoas se preocupam em usar os nomes corretos. Mesmo assim, alguns nomes são trocados o tempo todo. Um exemplo clássico é o de Disciplina e Metodologia que conceitualmente possuem o seguinte significado:
Disciplina: É como uma estrutura que fornece orientação, permite a análise mesmo para itens não previstos. (O que fazer)
Metodologia: Fornece direções especificas para lidar com situações conhecidas, consiste em um conjunto de métodos, sendo um método a abordagem passo a passo para realizar tarefas. (Como fazer).
Parecem coisas como água e óleo, mas funcionam muito bem quando combinadas, um exemplo, é o próprio RUP (Rational Unified Process) que é uma metodologia divida em disciplinas, ou seja, em níveis superiores é fornecido a forma de fazer e em níveis mais detalhados é uma orientação do que fazer.
As pessoas aprendem esses termos de diversas formas e utilizam como bem entendem, eu nem sei dizer se a descrição feita acima é a mais utilizada. Agora o que fica estranho é durante uma conversa você ouvir a mesma palavra com 4 ou 5 significados diferentes vindos da mesma pessoa. Eu acredito que em conversas técnicas o ideal seria procurar manter a semântica, pois esse é o propósito do uso de conceitos. Não é mais complicado quando é necesssário explicar o que você está tentando dizer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário