Após ter ouvido alguns colegas de trabalho comentando que a Google havia lançado seu sistema operacional chamado Chrome OS, fiquei perplexo por não saber ainda que o lançamento oficial, por mim tão esperado, já havia acontecido. Assim que cheguei em casa corri para frente do computador para procurar informações a respeito.
Descobri que a Google ainda não lançou o Chrome OS oficialmente, mas já liberou os códigos e estão circulando na internet algumas compilações não oficiais para fins de teste nomeadas Chromium OS. Para instalá-las é preciso emular uma máquina virtual em seu computador, coisa que não permitirá que testes relativos à performance sejam realizados pois o Chromium OS rodará em cima de seu sistema operacional vigente.
Não consegui logar na tal versão por que a máquina virtual criada não foi capaz de usar a internet de meu computador. Mesmo tendo pesquisado sobre o erro e ter testado alguns tutoriais não obtive sucesso. Resolvi deixar de “gambiarras” e aguardar a versão oficial.
No blog do Google achei um post entitulado “Introducing the Google Chrome OS” que afirma que o Chrome OS é open source, leve e que a princípio será voltado para netbooks e promete que ele estará disponível aos consumidores no segundo semestre de 2010.
Ainda de acordo com tal post, o sistema terá seu foco em velocidade, simplicidade e segurança e se trata de um novo sistema de janelas rodando em cima de um Linux kernel. Basicamente seria o que muitos chamam de web 4.0 ou web SO (permitam-me o exagero), um sistema operacional que na verdade é um grande browser que integra os serviços Google em um só lugar (bem parecido com o Google Wave mas com uma visão muito maior). Para os desenvolvedores, a web será a plataforma.
Imaginem o que isso representará para a maioria dos usuários de computadores. Um sistema operacional livre de vírus, totalmente integrado com a núvem, sem necessidade de hardwares muito caros, enfim, tudo que Dona Clotilde sempre pediu e um pouco mais.
Para completar o post, não poderia deixar de comentar sobre a belíssima resposta que Jon ‘Mad Dog’ Hall, presidente da Linux Internetional, deu a Sérgio Amadeu, da Fundação Cásper Líbero, quando questionado a respeito do Chrome OS no programa Roda Viva que assisti em outubro deste ano. Confiram abaixo:
Sérgio: “... Recentemente nós ficamos sabendo que o Google está desenvolvendo um sistema operacional também. O que você acha do Google? Ele é aliado ou ameaça ao software livre?”.
Mad Dog: “Eu gostaria de poder olhar no coração dos homens e saber se eles são maus ou não. Infelizmente não posso. Sei que o Google tem contribuído muito para o software livre, patrocinando coisas como o Summer of Code. Eles mantiveram a palavra quanto à criação do sistema operacional andróide e a publicação de seu código. Eles dizem que farão o mesmo com o Chrome OS, sistema operacional que estão criando e usando o Linux kernel como apoio. Se o Chrome OS chegar a um grande número de computadores, os fabricantes de periféricos, como USB-stick e coisas do tipo, irão criar drivers de dispositivos que rodam não apenas no Chrome OS, mas também em sistemas Linux comuns, que nos ajudará a levar ainda mais sistemas Linux às pessoas que desejam usá-lo”.
Para saber mais sobre o Chrome OS clique aqui.
Para assistir ao programa Roda Viva com participação de Jon ‘Mad Dog’ Hall clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário